segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Empreendimentos crescem na região e informalidade cai



A construção civil na região do Cariri tem se concentrado, principalmente na região de Juazeiro. O programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, está construindo seu maior empreendimento no interior do Nordeste. São 1.280 unidades habitacionais no município, ao custo geral de R$ 60 milhões. A empresa responsável pela obra é a Construtora Raimundo Coelho (CRC), de Juazeiro do Norte. O empreendimento encontra-se em fase final para entrega.

A informalidade na construção civil também está caindo na região. Em 2010, apenas 1.810 trabalhadores tinham carteira de trabalho assinada de um total de 8 mil (6.190 na informalidade). Hoje, a formalização chega a 3.600 trabalhadores de um total de 9 mil que trabalham no setor. “A taxa de informalidade ainda é grande, mas a elevação do número de empregos formais é uma grande conquista do setor no Cariri”, afirma Patrícia Coelho, do Sinduscon Cariri.

Outro setor que também está experimentando crescimento é o metalmecânico de alumínio, principalmente o de produção de artefatos (panelas). Apesar de não possuir dados oficiais, Francisco Dantas estima que existam 100 indústrias de alumínio da região, a maioria informais, empregando algo em torno de 5 mil pessoas.

“O setor está em crescimento. Pelo que a gente acompanha, de 2010 até julho deste ano, o crescimento deste setor chegou a 50%, pois muitas indústrias ampliaram suas instalações e outras foram criadas”, afirma Francisco Dantas, consultor do Senai. Estas empresas abastecem, basicamente, o mercado cearense. (RF)

NÚMEROS 

7
MILHÕES DE REAIS
aplicados na implantação de sistema de abastecimento de água no Crato.

68
MILHÕES DE REAIS
é o valor das aplicações do Governo Federal na região do Cariri (operações ativas).

(DADOS DO JORNAL O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário