sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Mais detalhes sobre UFCA." Ceará ganhará mais uma universidade federal"






O anúncio oficial da criação da Universidade Federal do Cariri deve ocorrer na próxima terça

O Campus Avançado da UFC no Cariri fica em Juazeiro do Norte (EDIMAR SOARES)
O Cariri será a sede da mais nova universidade federal no Ceará. A informação foi antecipada pelo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, que voltou na última quarta-feira de uma reunião no Ministério da Educação (MEC). “O Ceará pode comemorar porque é uma realidade”, garantiu Jesualdo.


Dois campi avançados e seis unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) também estão previstos. O anúncio oficial deve ocorrer na próxima terça-feira (16), no Palácio do Planalto, em Brasília. Até lá, o MEC informou que não vai se pronunciar sobre o assunto.


Segundo o reitor da UFC, uma comissão será criada para definir os detalhes da futura universidade do Cariri. Informações sobre a cidade escolhida para sediar a unidade e quais cursos serão disponibilizados ainda não foram definidos. A expectativa é de que pelo menos cinco mil estudantes sejam atendidos no início do processo.


Na próxima semana, está marcada uma nova reunião com representantes da UFC no MEC para acertar os encaminhamentos rumo à instalação da universidade. “Ainda não sabemos qual será o desenho da universidade. Só teremos mais detalhes depois da oficialização”, explicou.


Além da nova universidade, está previsto a criação de dois Campi Avançados, um no Vale do Jaguaribe e outro nos Inhamuns. “Sei que há a proposta de criar dois campi no mesmo momento da universidade, mas ainda não sabemos quais serão as cidades escolhidas”.


O deputado federal Ariosto Holanda (PSB) acrescenta a importância para o mercado de trabalho. “O Ceará está focando na formação técnica de nível médio, superior e profissionalizante, atendendo a demanda existente”.


O Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira, completa que a mobilização política da sociedade tem contribuído para a interiorização da universidade e pontua os benefícios para a região. “Tem sido impressionante o impacto sócio-econômico, político e cultural da presença de nossas universidades no interior do Estado”.


Atualmente, o Ceará conta com duas universidades federais, a UFC e a Universidade da Integração Internacional da Lusofania Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção. Ainda não foi confirmado se o Campus Avançado da UFC no Cariri será transformado em Universidade Federal do Cariri ou se na região haverá duas universidades federais: a UFC e a do Cariri. Todas essas definições só serão esclarecidas na próxima terça-feira pelo MEC, segundo Jesualdo. Com a chegada da Universidade Federal do Cariri o Estado somará três universidades federais. (colaborou Thiago Mendes)

Onde

ENTENDA A NOTÍCIA
A região do Cariri foi escolhida para abrigar a terceira universidade federal do Ceará. A macrorregião envolve 42 municípios e conta com uma densidade demográfica que ultrapassa um milhão de pessoas.

MUNICÍPIOS

Municípios que serão beneficiados com a nova universidade

Cariri
Abaiara, Acopiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Cariús, Catarina, Cedro, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Iço, Iguatu, Ipaumirim, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Orós, Penaforte, Porteiras, Potengi, Quixelô, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Umari, Várzea Alegre.

População média: 1.338.496 habitantes

Inhamuns
Aiuaba, Ararendá, Arneiroz, Catunda, Crateús, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Parambu, Poranga, Quiterianópolis, Tamboril, Tauá.
População média: 411.407 habitantes

Vale do Jaguaribe
Alto Santo, Aracati, Beberibe, Ererê, Fortim, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte.
População média: 566.250 habitantes

http://www.opovo.com.br/app/opovo/ce...-federal.shtml

2 comentários:

  1. eu queria saber de a ufc vai se torna ufca ou a ufca vai ter campus separados ? e melhor que juazeiro tenha 2 faculdade federais :D

    ResponderExcluir
  2. bem como já tinha postado aqui,segundo a reportagem eles não sabem se realmente será o mesmo predio,mas o mais provavel e barato será usufruir da estrutura ja existente da UFC.

    ResponderExcluir