segunda-feira, 8 de agosto de 2011

INÍCIO DA OBRA DO VIADUTO SUBTERRÂNEO METROVIÁRIO


Foi iniciada a obra de construção do viaduto metroviário de Juazeiro do Norte, no quilômetro 587, da ferrovia que liga Juazeiro a Crato, na Avenida Carlos Cruz. O viaduto irá ligar a Rua da Luz, no Bairro São Miguel a Rua Padre Ibiapina, no Bairro Pio XII - sentido: Norte e Sul.

A SEINE – Secretaria de Infraestrutura – do município iniciou a obra no sábado, 7, nesta fase inicial é feito o trabalho de contenção ferroviária, para posterior construção do viaduto metroviário. Juraci Pinheiro, técnico da empresa Pinheiros Via Permanente, explicou a fase inicial do trabalho: “O trabalho consiste em suspender a via numa distância de 11 metros em 3 pontos distintos, para construção dos pilares em dois blocos com 9 trilhos. Isso garantirá as escavações e implantação de cada coluna e segurança para passagem do Metrô do Cariri, trens cargueiros e dos operários que trabalharão na importante obra”, afirmou.

Na manhã de domingo, o prefeito Dr. Santana visitou o local da obra, acompanhado dos secretários de Infraestrutura e de Turismo e Romaria, Rafael Apolinário e José Carlos dos Santos, respectivamente. “Vim verificar o início desta obra, conversar com os fiscais, operários e, principalmente, com a população dos dois bairros, para saber o andamento e aceitação. Esse foi um pedido do povo e estamos com recursos próprios ajudando a melhorar o tráfego de veículos e o acesso da comunidade do Pio XII, ao Centro de Juazeiro, via Bairro São Miguel”, afirmou Dr. Santana.  O prefeito disse também,  que irá acompanhar pessoalmente toda a obra, assim como todas que estão sendo realizadas no município, para garantir dentro do prazo estipulado à conclusão dos empreendimentos que beneficiarão toda a população.

Rafael Apolinário disse que o viaduto terá 11 metros, com pilar central e duas vias de 2,5 metros, para passagem de carros de pequeno e médio porte, além de passagem para pedestres com moderno sistema de iluminação. Em acordo com a Metrofor - Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - e a Transnordestina Logística Sa, esse trabalho inicialmente será realizado nos finais de semana, para não comprometer o tráfego dos trens de passageiros e de cargas durante a semana.

José Machado da Silva, morador do Pio XII, disse que “a construção do viaduto é de suma importância para os dois bairros, em função de encurtar o caminho e mostra o respeito do Dr. Santana com populares e comerciantes que estavam prejudicados sem um acesso adequado para se chegar ou sair do Pio XII”.

O presidente do CCDS – Conselho Comunitário de Defesa Social – do Pio XII, Ricardo Pereira, por sua vez, disse que Dr. Santana está realizando uma obra necessária e prioritária para os dois bairros. “Nós nos reunimos, fizemos um abaixo assinado e entregamos nas mãos do prefeito, mostrando a situação de nosso bairro. Ele leu e disse que ia tomar as providências cabíveis e, hoje, estamos vendo aqui o começo do cumprimento dessa promessa com o início da obra. Ele está de parabéns por começar realmente a resolver esse problema”, disse Ricardo.

Serviço:
Início da construção do Viaduto Metroviário em Juazeiro do Norte - Da Rua Padre Ibiapina até o acesso mais próximo de saída do Pio XII, na Rua São Bento, são 700 metros.
Local: Quilômetro 587 na Avenida Carlos Cruz
Ligação:  Bairros São Miguel e Pio XII através das ruas da Luz e Padre Ibiapina.
Realização:  SEINE – Secretária de Infraestrutura do Município
Investimento:  R$ 75.860,34 – Recursos do próprio município

Secretaria de Infraestrutura
Achamos que cidades com via férrea tem várias ruas obstruídas ao tráfego tanto de pedestres como de veículos. O BairroPio XII em Juazeiro do Norte é um dos mais prejudicados. A obra é importante e irá beneficiar muita gente desde que fique pronta, uma das grandes dificuldades desta gestão, concluir seus projetos.

fonte:jua-news

2 comentários:

  1. Juazeiro cresce a passos largos em relação a empreendimentos particulares, falta agora mais um pouco do poder publico. Visitem também o blog ND - Seu portal de informações, acessem: http://noticiaedesenvolvimento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. ja tinha visto o seu blog muito bom,eu recomendo

    ResponderExcluir