sábado, 6 de agosto de 2011

Feira de orgânicos em Juazeiro do Norte



Por Beto Fernandes
Em Juazeiro do Norte a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, apóia 10 famílias que semanalmente, todas as sextas-feiras, realizam feira de orgânicos na Praça José Geraldo da Cruz, a conhecida Praça das Cacimbas, no Bairro Franciscanos.

Os pequenos produtores são acompanhados pela EMATERCE e pelo Departamento de Agricultura do município. A estagiária do curso de Serviço Social da Faculdade Leão Sampaio, Elizabeth Teixeira Santana faz o acompanhamento das famílias em relação ao desempenho social no projeto.

Semanalmente as pessoas podem encontrar já a partir de 05h00 produtos como banana, mamão, coentro, salsinha, pimentão, cebolinha, rúcula, fécula de mandioca, feijão verde, clorofila, hortelã, peixes, acerola, espinafre, couve, mel de abelha, tomate, cenoura, alface e outros.


“O alimento orgânico é mais que um produto sem agrotóxicos. É na verdade o resultado de um sistema de produção agrícola que faz o manejo equilibrado do solo em relação aos outros elementos naturais como água, plantas e animais”, explica Elizabeth Teixeira. Com acompanhamento da EMATERCE e Departamento de Agricultura o alimento orgânico preserva o meio ambiente e tem, pelo menos, a administração de quatro ciências como agronomia, ecologia, sociologia e economia.

Opiniões:

Eu sou nova nesse grupo, mas estou muito satisfeita com os resultados. Estou aprendendo como usar melhor o solo para ter produtos melhores. N´s estamos precisando é de mais divulgação para ampliar nossas vendas ‘né´? O povo pode ter certeza que aqui só em alimento saudável e bem plantado, cuidado e colhido.

Antonia Pereira da Silva
Produtora da Vila Palmeirinha

Eu sou freguesa de todas as sextas-feiras. Tudo de legumes para a semana eu compro aqui na feira de orgânicos. Já conheço o pessoal e sei que há toda uma fiscalização da produção até aqui a venda. Eu compro porque sei principalmente que é mais saudável para toda minha família.

Elaine Gomes
Rua João Zacarias – Bairro Limoeiro
Cliente

Nenhum comentário:

Postar um comentário